top of page

O mestre aprendiz

Atualizado: 18 de jun. de 2021

Mentoria: Forma estruturada de conduzir pessoas ou equipes em jornadas de criação, desenvolvimento ou aprimoramento, nas quais pessoas mais experientes ajudam pessoas menos experientes em determinada área, assunto, especialidade ou ponto focal.⁠


O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. ⁠

A mentoria inclui conversas e debates sobre assuntos que não estão, necessariamente, ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.⁠

Ao longo da minha jornada, sempre busquei me aproximar de pessoas mais experientes que eu, para aprender, pra me inspirar e para compartilhar meu processo.


Muitos foram meus mestres e mestras! E continuam sendo.


Mãe e pai, os primeiros. Irmãos mais velhos me mostraram muitos caminhos. Minhas filhas e filho são ainda mestres que me ensinam muito sobre a vida, o cuidado e as relações.


Tive "livros mestres" que me apoiaram e acompanharam por momentos desafiadores! Como mestres! ("O livro tibetano do viver e do morrer", "As bênçãos do meu avô", "The complete Guide to aromatherapy", "A senhora das especiarias" e tantos outros...)


Na aromaterapia clínica, passei mais de 10 anos acompanhando de perto o trabalho e a vida da minha eterna mestra Vera Lúcia Guedes.


Atualmente, adotei como mentora a Ana Lebear, pra me conduzir nesse vasto universo do empreender (com afeto!).


Tenho como mentor e mentora também, José Carlos e Nilza, criadores e guardiões do Refugio das 7 cachoeiras, um santuário ecológico onde tenho a honra de trabalhar!


O reino vegetal, meu grande mestre, me ensina diariamente a viver bem nesse planeta!


Há uma humildade necessária para se colocar como aprendiz. Algumas vezes na minha vida confundi humildade com inferioridade e isso me atrapalhou bastante e impediu muitos aprendizados.


Com o tempo fui conseguindo enxergar meu valor e ainda assim entender que sou eterna aprendiz. Que sempre haverá quem sabe mais e quem sabe menos que eu, em áreas diversas de saberes.


Entendi também que o aprendiz é mestre e o mestre um aprendiz.


Demorei um pouco pra me considerar pronta pra ensinar minha arte, até entender que ensinar minha arte, me estimula a aprender ainda mais!


Entendi que é necessária muita humildade para me colocar no lugar de mestre.


Não se trata de me sentir pronta, nem dona do saber, nem superior a nada, nem ninguém! Se trata de me abrir e disponibilizar o que pude absorver até aqui. Se trata de compartilhar todas as pérolas que pude recolher. Se trata de honrar todo conhecimento que chegou até mim, por diversos meios, mestres e mestras!


Me colocar mentora é dar continuidade a um fluxo de transmissão de experiências! É permitir florescer e frutificar todo adubo que absorvo! É compartilhar os frutos que naturalmente surgem, como resultado de um processo nutritivo!


Me colocar mentora é me colocar aprendiz, com escuta aberta e receptiva para absorver o que os mentorados buscam. É dar as mãos para caminhar um novo caminho.


Esta nascendo a Mentoria para aromaterapeutas.


Um trabalho coletivo, de apoio e fortalecimento das bases. Uma rede de cuidados e partilha, para que o cuidado amoroso se espalhe e se expanda mais e mais!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Clique na carta acima para assinar nossa newsletter.

Receba as Cartas da Herbalista!

Lápis e bloco de notas
_edited.png
Folhas pintadas 2
Escura_png.png

São Luiz do Paraitinga - SP 

Copyright © 2024 Mari Herbalista - Todos os Direitos Reservados

bottom of page